top of page
Buscar
  • Foto do escritorBenjamin Maia

RELIGIÃO E POLÍTICA DEVEM SE MISTURAR?


“Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará.” – João 8:32

Meus queridos irmãos. Antes de tudo desejo a todos que A PAZ DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO ESTEJA COM TODOS.

Eu não quero falar nesta postagem para aqueles que não são cristãos, que não seguem a Palavra de Deus e, muito menos não têm conhecimento dela. Falo, para aqueles que seguem a Jesus, que crêem em Sua Ressureição e que estão esperando Sua vinda gloriosa para resgatar sua Igreja. E é neste ponto que quero começar: RESGATAR A IGREJA.

“Respondeu Jesus: NENHUM PODER TERIAS CONTRA MIM, SE DE CIMA NÃO TE FOSSE DADO...” - João 19:11

Ninguém tem nenhum PODER aqui na terra se não houvesse uma PERMISSÃO DE DEUS.

Mas PERMISSÃO não significa UNÇÃO DE DEUS.

“E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados...” - Lucas 12:7

Deus tem um plano para toda a humanidade desde os tempos imemoriais. E se a humanidade ao menos desconfiasse quais e quão belos são estes planos, rapidamente abandonaria todas as suas práticas pecaminosas e aceitaria o Governo Divino e viveria sob Suas diretrizes.

Mas tudo o que acontece no mundo faz parte de um script DIVINO que precisa ser cumprido. Nada acontece sem que haja permissão de Deus, pois Deus é Senhor de todas as coisas – “Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam” - Salmos 24:1.

Deus não brinca de ser Deus. Ele está contemplando a terra a todo momento. É Dele que parte a determinação para que tudo ocorra. Ele eleva e Ele derruba – “E ele muda os tempos e as estações; ELE REMOVE OS REIS E ESTABELECE OS REIS; ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos entendidos” - Daniel 2:21.

Ao longo de toda Bíblia vemos a narrativa da vida de um povo escolhido por Deus para ser Seu representante aqui na Terra, afim de espalhar Sua mensagem a todos os habitantes da Terra. Como povo eles falharam. Mas tudo isto estava previsto para que a Palavra de Deus se cumprisse e a Igreja fosse estabelecida aqui na Terra e a Nova Aliança com Deus pudesse ser DADA À HUMANIDADE.

E como falei, PERMISSÃO DE DEUS não significa UNÇÃO DE DEUS.

Deus permite que Reis e Autoridades sejam estabelecidos na Terra. Ora para abençoar Seu povo (Israel e a Igreja), ora para castigar Seu povo por suas iniquidades.

Numa determinada época o POVO DE DEUS insistiu em ter um Rei. Deus não queria dar ainda um Rei ao povo, Eles insistiram com Samuel, justificando que os outros povos tinham um Rei e somente Israel não tinha. Deus SE ENTRISTECEU com o POVO, mas fez sua vontade, DANDO-LHES UM REI QUE ELES QUERIAM. MAS NÃO O REI QUE DEUS QUERIA LHES DAR.

Então Deus levantou como Rei, Saul: “E disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles” - 1 Samuel 8:7

Mas não era este o desejo de Deus. Israel era governado por Juízes que exerciam seu julgamento sempre SOB AUTORIDADE DE DEUS. Deus era o próprio REI DE ISRAEL. O povo, porém, queria um Rei terreno. Isto desagradou a Deus, mas mesmo assim, Ele cedeu e fez a vontade do povo: “...Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao Senhor” - 1 Samuel 8:6

Muita gente – por conta deste EMBATE político – tem se posicionado contra e a favor de candidaturas (e é natural, pois estamos no mundo, apesar de não pertencermos a ele). Além do que, há aquela afirmativa que dizem:

“SE NÃO ESCOLHERMOS ALGUÉM, ALGUÉM ESCOLHERÁ POR NÓS”.

Ou ainda aquela de dizer que “DEUS SEPAROU DETERMINADO CANDIDATO PARA GOVERNAR O PAÍS”, ou que “DEUS UNGIU DETERMINADO CANDIDATO PARA GOVERNAR O PAÍS”.

Jesus Cristo falou: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” - João 14:27

As lideranças têm apregoado que “DEUS ESTÁ PREPARANDO O MELHOR PARA NÓS”.

Que melhor é este, meus amados irmãos?

O MELHOR QUE ESTAVA POR VIR JÁ VEIO (JESUS CRISTO).

A nossa esperança de melhoras neste mundo, não deve existir. Não haverá melhora.

Está tudo contido na Palavra. Devemos sim, esperar e ansiar pela VOLTA DE JESUS, que virá buscar a Sua Igreja (este é o melhor momento que todo CRISTÃO deveria estar esperando).

Meus queridos irmãos, muitos CRENTES vêm sendo ENGANADOS por lideranças religiosas corruptas e comprometidas com a recompensa de BALAQUE, agindo como um BALAÃO nos tempos modernos, amando o PRÊMIO DA INJUSTIÇA, (“Os quais, deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça”; - 2 Pedro 2:15 - Ai deles! porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré. Judas 1:11).

Lá em Oséias 4:6, a Palavra de Deus diz que SEU POVO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO (“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei...” - Oséias 4:6).

Lugar de CRISTÃO (seja Evangélico ou Católico), não é enfiando o nariz na política, MAL ORIENTADOS por lideranças corruptas – Se querem entrar na POLÍTICA, antes procurem orientação Divina e pesquisem muito, pois a POLÍTICA em qualquer lugar do mundo é um campo de areia movediça, e uma ARTE DO EMBUSTE.

O CRISTÃO deve é colocar os JOELHOS no chão e orar pelo país, pedindo MISERICÓRDIA DE DEUS, para tentar evitar um mal maior (de um lado ou de outro).

Nossas armas são espirituais, nosso "QUARTO DE GUERRA" é nosso campo de batalha. Nossas maiores armas são a Bíblia na mão e os joelhos no chão.

A Bíblia está recheada de exemplos de Juízos de Deus. Lá no Livro de Deuteronômio, Deus por duas vezes exortou o povo a seguir pelos caminhos da benção, em detrimento dos caminhos de maldição. Em Deuteronômio 30, Deus ainda foi generoso, dando uma dica para que o povo fizesse a escolha certa:

“Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; ESCOLHE POIS A VIDA, PARA QUE VIVAS, TU E A TUA DESCENDÊNCIA” - Deuteronômio 30:19

“Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição; A bênção, quando cumprirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, que hoje vos mando; Porém a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes.” - Deuteronômio 11:26-28

No Livro de Jonas, Deus deu uma ordem ao Profeta Jonas para PREGAR sobre Nínive (Capital da Assíria – 2 Reis 19:36), exortando-os a se converter antes que a DESTRUIÇÃO viesse (“Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença”. - Jonas 1:2).

Jonas não queria pregar na Cidade, pois conhecia a PERVERSIDADE e a MALDADE daquele povo, que se orgulhava da CRUELDADE que o Império Assírio tratava seus prisioneiros. Jonas fez de tudo para fugir de sua missão, mas Deus o incomodou tanto, que ele teve que ceder e pregar a Palavra de Deus naquela Cidade. Jonas finalmente pregou sobre Nínive (“E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida” - Jonas 3:4).

Nínive era uma grande Cidade, e segundo a Palavra do Senhor, levaria três dias de caminho para atravessar. Mas Jonas foi e o fez. Mas não o fez de forma enfática e bradando àquele povo que se arrependesse de sua crueldade e se convertesse ao Senhor. Falou de forma displicente e sem vontade. Mesmo assim a PALAVRA DE DEUS foi ouvida, e chegou aos ouvidos do POVO em primeiro lugar, e depois aos ouvidos do REI. Inicialmente o Povo já começara o processo de arrependimento, e depois o próprio REI, que determinou por Decreto que TODOS deveriam orar, clamar e jejuar, pedindo MISERICÓRDIA a Deus. Então DEUS ouviu o clamor do povo, e viu que se CONVERTERAM de seu MAU CAMINHO e desistiu do JUÍZO DE DESTRUIÇÃO QUE HAVIA DETERMINADO PARA AQUELE POVO.

E qual foi a REAÇÃO de Jonas? Jonas ficou extremamente irado por Deus não ter destruído aquele povo. Jonas saiu da Cidade, e sentou-se ao oriente dela, sob uma cabana, para assistir a destruição da mesma. Deus foi misericordioso com Jonas e ainda fez uma aboboreira, afim de que se fizesse sombra sobre ele, o que o deixou muito alegre.

Mas Deus enviou um verme no dia seguinte, e feriu a aboboreira, secando-a. Ao amanhecer, Deus enviou um “vento calmoso, e um sol forte, ferindo a cabeça de Jonas, que desmaiou e desejou morrer” – Jonas 4:8.

Com esta atitude, Deus deu uma grande lição de moral para JONAS, que tivera compaixão da aboboreira, na qual ele não fizera nada para ela nascer, crescer e morrer, mas não tivera compaixão da GRANDE CIDADE DE NÍNIVE, que possuía mais de 120 mil habitantes que não sabiam discernir entre o CERTO e o ERRADO, entre o BEM e o MAL, nem entre sua mão DIREITA e sua mão ESQUERDA.

Assim são hoje muitos CRISTÃOS (crentes e católicos). Por falta de conhecimento e até fé na Palavra de Deus, e em Sua capacidade de converter os corações humanos arrependidos, não são capazes de CRER NO PODER DA ORAÇÃO DOS JUSTOS para que a nação brasileira se converta de seu MAU CAMINHO, preferindo assim tomar atalhos através da política(não da política correta, mas da politicagem e do PRIMEIRO ME DÊ CÁ, para depois DAR SEU APOIO).

A POLÍTICA sempre existiu s sempre foi praticada. Mas a politicagem deve ser ABOMINADA por todos aqueles que seguem a PALAVRA DE DEUS.

Há no Brasil cerca de 43 MILHÕES de evangélicos (cerca de 22% da população). Se para cada Evangélico ativo existe realmente um desviado, então seriam 86 Milhões de pessoas.

Meus queridos irmãos, lugar de cristão(seja evangélico ou seja católico), não é apontando o dedo imitando uma arma num gesto que trás em seu bojo uma apologia à violência. Lugar de cristão é levantando as mãos para o Céu e orando pedindo intervenção em nossa NAÇÃO, para que haja MAIS AMOR, MAIS PAZ, MAS FRATERNIDADE, MAIS SOLIDARIEDADE, afim de que o mal seja derrotado e seja varrido todo ÓDIO, PRECONCEITO RACIAL, SOCIAL E REGIONAL. Que toda intolerância caia por terra e haja mais compreensão e harmonia entre nossos irmãos, pois a Palavra de Deus diz:

“...Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;

Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;

Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;

Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa...” Mateus 5:3-11

Nós devemos fazer a diferença, pois SOMOS O SAL DA TERRA E A LUZ DO MUNDO.

“...Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.

Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte...” Mateus 5:13,14


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page