top of page
Buscar
  • Por: Benjamin Maia

O PT, O MEA CULPA E A AUTOCRÍTICA. PARA OS OUTROS NÃO HÁ CULPA? OU SOMENTE MEIA CULPA? E A CULPA DAQ


Eu tenho observado declarações de várias pessoas na INTERNET, nas imprensas ESCRITA, FALADA e TELEVISADA, de que O PT TEM (OU TINHA) QUE FAZER UMA AUTOCRÍTICA, admitindo seus erros. Mas devemos considerar algumas coisas:

O PT NÃO É UMA PESSOA, É UM PARTIDO. PESSOAS PASSAM E O PARTIDO FICA.

Muita gente no PT, agiu de forma errada, se lambuzando (como já ocorreu com TODOS – EU DISSE TODOS - os outros integrantes dos diversos PARTIDOS POLÍTICOS. Neste ponto, vemos outra coisa engraçada: até hoje não vi nenhum governante, ou ex-governante vir a público fazer uma AUTOCRÍTICA (MAS O PT PRECISA FAZER – os outros não). Na verdade o que eles sempre fizeram foi RELATIVIZAR o combate à corrupção. A corrupção de uns é inadmissível, é imoral, é condenável. A de outros simplesmente é varrida para baixo do tapete, para que seja esquecida.

Basta ver o resultado das ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2016, em que os PARTIDOS MAIS CORRUPTOS foram os que mais ganharam nas eleições de 2016:

Mídia vai tentar eleger os dois partidos mais corruptos do Brasil:

Aliás, para não ser injusto, vimos um CACIQUE DO PSDB (TASSO JEREISSATI), admitir de FORMA PONTUAL, que eles erraram ao apoiar o #Golpe travestido de impeachment contra a Dilma. Na realidade ele afirmou que eles erraram por terem entrado no governo Temer. Este “mea culpa”, foi no fundo a admissão de uma MEIA CULPA. Eles conspiraram com Temer enquanto ele e o seu Partido, o PMDB ainda estavam no Governo

Aliás, neste quesito, TODOS foram alvos de DURAS CRÍTICAS da Senadora KÁTIA ABREU, que abriu o verbo contra a HIPOCRISIA de TODOS OS PARTIDOS, que DESDE SEMPRE SE LAMBUZARAM COM A CORRUPÇÃO, e estavam TODOS POSANDO COMO BASTIÕES DA MORALIDADE E BONS MOÇOS:

FRASES DE KÁTIA ABREU:

“Nós estamos vivendo aqui uma farsa. O inadmissível. E não vejo ninguém dizer da corrupção no governo da Dilma: foi ela sozinha ou foram todos os partidos que mamaram, sugaram esse governo durante cinco anos e agora estão do outro lado da mesa pedindo o impeachment da própria?”.

"Se nós fôssemos agora colocar nesse auditório todos que estão sendo investigados pela lambança de todos os partidos. Mas [está] todo mundo aqui caladinho, acusando a presidente Dilma e escondendo 'pra' debaixo do tapete a corrupção e as acusações que estão dentro de seus próprios partidos", disse a senadora. "Daqueles que comiam, almoçavam e jantavam no Palácio do Planalto e no Palácio da Alvorada. Isso é uma hipocrisia, isso é um cinismo que eu não vou compartilhar"

Eu vou mais adiante, ELES (OS POLÍTICOS) MAMARAM não apenas nos governos petistas, mas em TODOS OS GOVERNOS. Se TODO O SISTEMA está PODRE e corrompido, então por que cobrar MEA CULPA e AUTOCRÍTICA de apenas um PARTIDO? Atitude estranha essa, ou mais uma tentativa de sair bem na foto e não admitir que erra até mais que MEMBROS DO PT erraram?

Tolos são aqueles que acham que os que estão numa provável iminência de assumir o Poder vão encerrar este processo de TOMA LÁ, DÁ CÁ. E por que afirmo isso? PORQUE ELES – estes que aí estão posando como NOVOS BASTIÕES DA MORALIDADE, se utilizaram destas práticas em todos estes anos de vida parlamentar, e em TODOS os Partidos pelos quais andaram.

Se falarmos em MEA CULPA e AUTOCRÍTICA, devemos estendê-la também para outros membros que exercem Poder na REPÚBLICA, pois se não houvessem ações deles e CONIVÊNCIA DAS AUTORIDADES, a corrupção (uma “velha senhora”, como admitira FHC) não teria vida longa, e mesmo velha, sempre vestindo roupagem nova.

Então, também deveriam fazer MEA CULPA e AUTOCRÍTICA:

O povo, que sempre condescendeu e até mesmo foi partícipe de pequenas corrupções;

Membros destacados da sociedade civil;

Grandes empresários;

A IMPRENSA em geral (ESCRITA, FALADA, TELEVISADA);

As mídias digitais e principalmente as REDES SOCIAIS, tão protagonistas da vida política nos últimos anos;

Todo o Poder Legislativo em todos os seus níveis – FEDERAL, ESTADUAL, MUNICIPAL;

Os Órgãos de persecução e investigação em todos os níveis (principalmente a PF que sempre foi omissa até DEZEMBRO DE 2002);

A Procuradoria Geral da República, que como a PF foi omissa até DEZEMBRO DE 2002 – Chegando até mesmo a ter um PGR que era chamado de ENGAVETADOR GERAL DA REPÚBLICA – O Geraldo Brindeiro;

Os Tribunais de Conta em todos os níveis: TCU, TCEs e TCMs, que sempre aprovavam as contas dos governantes com pouco ou sem nenhum questionamento;

O Poder Judiciários em todas as suas Instâncias e Entrâncias, pois sempre foi um PODER hermético, semiendeusado, nada transparente, sem fiscalização externa, cheio de privilégios e mordomias – que graças ao PORTAL DA TRANSPARÊNCIA e à LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO, a população pôde descobrir o OCEANO DE MORDOMIAS E PRIVILÉGIOS que eles possuem – e não aceitam abrir mão, se perpetuando nos cargos por hereditariedade.

Não podemos deixar de observar que o MEA CULPA e a AUTOCRÍTICA do JUDICIÁRIO deveria ser feita de uma forma não apenas pontual, nem com ênfase ao “FIM QUE JUSTIFICA OS MEIOS”. O Judiciário deveria admitir que também colaborou para a crise ao DESTRUIR EMPRESAS e NOSSA INDÚSTRIA DE INFRA ESTRUTURA ao estabelecer uma persecução penal nunca antes vista na História da República, simplesmente para destruir um homem e uma ideia, por eles não aceita:

O FIM DOS PRIVILÉGIOS DAS CLASSES MAIS ABASTADAS, ONDE ELES SE INCLUEM(basta lembrar que em 2005, Lula acabou com o Auxílio Moradia dos Juízes e Procuradores, o que gerou um tremendo ódio visceral por parte deles). Além de DIMINUIR PRIVILÉGIOS, O POVO PASSOU A TER MAIS PODER e a VIVER MELHOR, coisa que para muita gente é inadmissível.

Por fim, não devemos deixar de registrar que se não houvesse uma decisão de Governo no sentido de criar condições de se INVESTIGAR O ESTADO(mesmo cortando na própria carne), nada do que vemos seria possível de ser mostrado. A CORRUPÇÃO CONTINUARIA SOBREVIVENDO POR MAIS UM GOVERNO E SE ETERNIZANDO com roupagens novas, mesmo sendo uma “VELHA SENHORA”. E, se nossa imprensa fosse independente e justa, se aninharia neste combate à corrupção da maneira correta, não combatendo um governo, mas combatendo uma prática que é um vício cultural na vida de nosso país, em todos os níveis.

No LIVRO DIÁRIOS DA PRESIDÊNCIA, publicado pela COMPANHIA DAS LETRAS e que pode ser baixado aqui, FHC admite que ela(a corrupção) realmente é uma velha senhora, e que ele nada fez para combatê-la, mesmo recebendo denúncias de corrupção na PETROBRÁS, tando por Paulo Francis, como por Ricardo Boechat. Ele também afirmou ter sido avisado por Benjamin Steinbruch, nomeado para o Conselho de Administração da Estatal, que a PETROBRÁS seria um escândalo. Mas nada fez, pois não queria mexer nisto antes que a nova Lei do Petróleo fosse aprovada. As denúncias falavam da existência de uma quadrilha na Estatal, com contas na Europa, na casa de 50 a 60 milhões de Dólares cada. Pelo que podemos concluir, nada foi feito e ninguém foi punido.

Temo que mais uma vez, como outras oportunidades, perderemos a chance de passar o Brasil a limpo.

O único ponto positivo nisto tudo, advém da INTERNET, apesar das FAKE NEWS, e tais práticas podem acabar corroendo a última fronteira de COMBATE À ALIENAÇÃO e da FALTA DE INFORMAÇÃO da população, que muito caminhou graças à insistentes buscas e pesquisas de homens e mulheres obstinados e à criação do PORTAL DA TRANSPARÊNCIA e da LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO.

Ainda estamos livres, mas creio que será por pouco tempo, pois as REDES SOCIAIS precisarão ser combatidas. Jogar descrédito nelas faz parte desta guerra semiótica, e híbrida que vem assolando o país.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page