top of page
Buscar
  • Por: Benjamin Maia

Estamos em GUERRA? FAKE NEWS versus TRUE NEWS


“Na guerra, a verdade é a primeira vítima.”

Ésquilo, dramaturgo grego, conhecido como o pai da tragédia.

Temos ouvido há muito tempo que o Brasil está sendo vítima de uma guerra híbrida de QUARTA e QUINTA GERAÇÕES, utilizando maciçamente as MÍDIAS DIGITAIS e as REDES SOCIAIS como propagadoras e disseminadoras destes ataques SEMIÓTICOS.

A estratégia é sem dúvida, muito inteligente, de certa forma sutil, mas que tem feito um grande estrago nas hostes de seus inimigos, pois seus mentores se apropriaram de símbolos adorados e respeitados pelas pessoas(ex. camisa da seleção brasileira, bandeira do Brasil, cores do país, etc), utilizando-os como símbolos semióticos para dar veracidade e uma aparente autenticidade em seus ataques e disseminação de informações, NA MAIORIA DAS VEZES FALSAS.

Claro que em maior ou menor grau todos os lados têm se utilizado, principalmente das MÍDIAS DIGITAIS e REDES SOCIAIS, para disparar ataques. Mas não com a DISCIPLINA e com as TÁTICAS MILITARES que vem sendo usadas pelos GENERAIS e ESTRATEGISTAS DE GUERRA HÍBRIDA ligados à campanha de Naro, que tem por trás de si cabeças pensantes de parte da inteligência militar, tanto interna quanto externa.

Recentemente analistas da Agência Lupa (uma agência de fact checking que não é exatamente independente como se auto proclama), publicaram um estudo a pedido da USP – Universidade de São Paulo, e da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais. Neste estudo, eles analisaram o grau de precisão de 50 imagens. Destas 50 imagens, apenas QUATRO(8% do total), poderiam ser classificadas como IMAGENS COM COMPROVADAS VERDADE. De 846.905 postagens, apenas 67.752 poderiam ser consideradas verdadeiras.

Ou seja, em um levantamento feito em 347 grupos de discussão de políticas públicas monitoradas pelo Projeto de Eleições sem FAKE NEWS, realizado entre 16 de Agosto e 7 de Outubro, as seguintes informações foram extraídas de um total de 846.905 postagens de 18.088 usuários:

107.256 IMAGENS

71.931 VÍDEOS

13.890 ÁUDIOS

562.866 MENSAGENS DE TEXTO

90.962 LINKS EXTERNOS

O preocupante disso tudo é que enquanto outrora, para dominar um país e impor um modelo econômico, político e ideológico, era preciso utilizar TANQUES, CANHÕES, BOMBAS, FUZIS, METRALHADORAS, etc. Hoje é ampla a difusão de ataques através do CONTROLE DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO TRADICIONAIS E, recentemente, dos MEIOS DIGITAIS e das REDES SOCIAIS.

O problema é que a maioria das pessoas não costumam ir a fundo e pesquisar a veracidade das informações recebidas antes de repassá-las – REGRA DE OURO PARA COMBATER AS FAKE NEWS.

Mas talvez por uma questão de preferências pessoais contra ou a favor de alguém, tais pessoas acabam sendo propagadoras de tais notícias falsas, pois as mesmas atingiriam apenas seus eventuais inimigos.

Desta forma os cidadãos acabam não sabendo mais o que é verdade e o que é mentira – e isto é mais uma das táticas desta guerra semiótica que vem sendo utilizadas contra eventuais inimigos. A estratégia de comunicação desconstrutiva, transforma em FAKE NEWS qualquer notícia que venha do lado PROGRESSISTA desta guerra, mesmo que as mesmas sejam TRUE NEWS(notícias verdadeiras).

Por natureza as pessoas acabam acreditando nas balelas contadas por quem já se apropriou de símbolos(processos de semiose), que são devolvidos para os oponentes através de bombas semióticas, utilizando sinais trocados para desacreditar uma VERDADE colocada na rede, fazendo-a parecer boatos e mentiras divulgados pelas pessoas que querem minar seus “NOBRES PROJETOS PARA O PAÍS”.

Isso já foi muito utilizado no passado, através das publicações dos JORNAIS, DAS REVISTAS, DAS RÁDIOS E DAS TEVÊS - vimos fortemente isso nestes últimos anos - e agora vem sendo largamente utilizadas através da INTERNET, nas redes sociais, Whats App, e nas diversas MÍDIAS DIGITAIS existentes.

Até o nome de Deus vem sendo utilizado largamente neste período eleitoral. E isto é um caminho perigoso, pois tem colocado na linha de tiro, inúmeras igrejas (não a Verdadeira Igreja de Cristo), expondo suas contradições e suas falsas lideranças. Mas isto é um assunto para depois.

Há um tempo atrás, publiquei duas postagens que mostram os perigos do momento atual. Uma sobre o avanço da NOVA DIREITA(ALT-RIGHT), e outra sobre as FAKE NEWS:


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page